sábado, 27 de fevereiro de 2010

7 Coisas Novas( Lição para pascoa)

Lição para a Páscoa (Sra. Jane A. Smith - APEC)

Vocês gostam de coisas novas? Certamente que sim. Acho que não existe nem um menino ou menina e nem mesmo uma mãe ou pai que não goste de novidades. Vocês sabem, estou certo, de que Deus também gosta de coisas novas. Já observaram que todos os anos em certa época, as plantas, a grama, as flores começam a mostrar sinais de vida novamente? É a primavera. Acho que Deus quer que olhemos, notemos e aprendamos algo de todas essas coisas novas.

Sabemos que Deus enviou Seu Filho Jesus ao mundo não para viver, mas para morrer. Os homens que não acreditaram que Jesus era o Filho de Deus, pregarammno na cruz. Lá Ele morreu. Seus amigos olhando para Ele naquela cruz, não podiam compreender como tal coisa acontecera. Seus corações estavam pesados de tristeza. Então, José de Arimatéia, que acreditava que Jesus era o Filho de Deus, pediu seu corpo, de modo que pudesse coloca-Lo num TÚMULO NOVO.

CARTAZ nº 01

Esse túmulo nunca havia sido usado. José colocou o corpo de Jesus nesse túmulo, todo envolto em linho branco, com um lenço sobre o rosto. Uma pedra pesada foi colada em frente à porta e o governador mandou sela-Ia. Como os discípulos e amigos estavam tristes! Sentiam que todos os seus planos e as esperanças estavam bem trancados naquele túmulo novo. Tinham acreditado que Jesus ia ser o seu novo rei, mas agora Ele se fora embora morto!

Ouçam cuidadosamente: Deus colocou aqui outra coisa nova. "No primeiro dia da semana" (Lucas 24.1). Quando as mulheres, que haviam sido seguidoras de Jesus, foram ao túmulo para ungir Seu corpo com perfumes especiais, chegaram num NOVO DIA.

CARTAZ nº 02

Cedo na manhã do primeiro dia da semana, uma NOVA SEMANA. Não sabiam, enquanto caminhavam para o túmulo, naquela manhã, que Ihes ia ser dita alguma coisa que faria uma diferença para as pessoas de todo o mundo. Que novas emocionantes esperavam por elas quando chegaram ao túmulo! De pé, no lugar em que estivera sepultado o corpo de Jesus, estavam dois mensageiros de Deus, e eles Ihes anunciavam uma NOVA VERDADE. "Ele ressuscitou".

CARTAZ nº 03

As mulheres dificilmente podiam acreditar no que ouviam: "não morto ... mas vivo". Jesus Ihes havia dito que haveria de acontecer, mas elas não compreenderam. Agora podiam ver com seus próprios olhos: aquilo acontecera! Oh, que novas alegres! Correram rapidamente para contar tudo o que tinham visto e ouvido. Muitos daqueles que ouviram, não podiam compreender como podia ser isso, e muitos não acreditavam.

Jesus foi bom para Seus discípulos e amigos, porque apareceu a eles; eles O viram com seus próprios olhos. Ele disse: "Porque eu vivo ... vós vivereis". Que queria Jesus dizer?

Ele estava falando de outra coisa nova, a vida ressurreta, a vida que quer nos dar. Queria dizer que vocês também podem ter esta vida.

CARTAZ nº 04

Jesus disse que se você acreditar que Ele morreu na cruz e viveu novamente, Ele dará a você Sua própria vida, uma VIDA NOVA, e poderão viver para sempre. Oh! Sim, seu corpo talvez morra, mas a parte de você que ama a Jesus, o "você" verdadeiro irá estar com Ele no Céu para sempre. E mesmo seu corpo ressuscitará um dia. Assim, há outra coisa nova: uma NOVA ESPERANÇA.

CARTAZ nº 05

Algum dia, por causa de Jesus, os salvos irão para o Céu viver para sempre com Deus.

Vocês sabiam que por causa da ressurreição de Jesus temos uma outra coisa nova, um NOVO DIA DE ADORAÇÃO?

CARTAZ nº 06

O domingo é chamado o Dia do Senhor. O povo de Deus, os Israelitas, costumavam adorar no Sábado, antes de Jesus morrer, ser sepultado e viver novamente; mas agora nosso dia de culto é o Domingo para nos lembrarmos que temos um Salvador vivo e para falarmos a outros a respeito d'Ele.

Hoje, crianças, neste dia de Páscoa, dia de boas novas, Deus quer trazer uma coisa nova para vocês. Fazer de vocês uma NOVA CRIATURA, dar-lhe um novo coração.

CARTAZ nº 07

Quem aqui já sabe por que Jesus morreu? Isso mesmo, para nos salvar do pecado. É por termos um coração pecaminoso que precisamos de um coração novo e limpo. É por sermos criaturas pecaminosas que precisamos ser transformados em novas criaturas. Jesus já fez tudo para nos tornarmos novas criaturas, filhos de Deus. É só receber a Jesus como nosso Salvador, crendo que Ele morreu e ressuscitou por nós. 2 Co 5.17 diz: "Se alguém está em Cristo, nova criatura é". Quando temos Cristo como nosso Salvador, Deus nos vê "em Cristo" novas criaturas, purificadas pelo sangue de Jesus.

Você quer receber esta Salvação, hoje?

E uma vez que você se torna uma nova criatura, com um novo coração, você recebe a nova vida de que já falamos. (Aponte para a figura da cruz). Vamos, como crentes, andar em "novidade de vida", servindo ao nosso grande Salvador vivo até o dia de chegarmos lá no Céu.


























































quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

O cordeirinho escolhido.

Uma Lição de Páscoa

Figura 01 - Joana e Beto eram crentes. Iam à igreja todos os domingos. Aquele era um domingo especial. Sua mãe os pediu que vestissem roupas boas e penteassem direito o cabelo. Novamente era o Domingo de Páscoa.

Figura 02 - Na igreja o professor da Escola Dominical contou-Ihes a história de um cameirinho. Eles ficaram bem atentos para ouvir. E vocês querem ouvir também?

Figura 03 - Era uma vez um cameirinho, ainda muito novo, quase um bebê. Ele era branquinho e fofinho, uma delícia de passar a mão! Ele tinha um irmão que, apesar de ter apenas um ano, parecia ser muito maior que ele. O cameirinho se orgulhava do irmão, um cordeiro sem defeitos. Ele era o cordeiro mais perfeito do rebanho.

Figura 04 - Eles pertenciam a uma família israelita que tinha sete filhos. Embora os tempos não fossem fáceis... NaqueJa época, o povo de Israel era escravo do Egito. Deus havia prometido que iria libertar o seu povo, porém ninguém sabia como aconteceria.

Figura 05 - Foi então que um homem chamado Moisés disse ao povo o que Deus lhe falara. Durante a noite o Senhor vai livrar o seu povo da escravidão matando todos os filhos mais velhos dos egípcios e salvando todos os que estiverem em suas casas com sangue nas portas.

Figura 06 - O pai da família voltou para casa. Ele sabia o que tinha que fazer. O cordeiro perfeito precisava morrer para que sua família pudesse viver. Talvez o pequeno cameirinho se encolhesse nos braços do menino mais velho. Mas a verdade é que ele precisava dar sua vida para aquela família poder ser livre. A meia noite Deus cumpriu a sua promessa e passou por cima das casas. Onde encontrou sangue nas portas salvou a vida de todos da casa. Naquela mesma noite o povo de Israel saiu do Egito e para comemorar esta liberdade realizaram a festa da Páscoa.

Figura 07- Ao concluir a história naquele domingo, o professor explicou que assim como um cordeirinho morreu, derramou seu sangue para que as famílias israelitas fossem salvas, Jesus morreu na cruz para nos salvar. Páscoa é um momento onde os judeus lembram a sua liberdade. Nós cristão precisamos lembrar-nos de agradecer todos os dias pela morte de Jesus para nos salvar.








sábado, 20 de fevereiro de 2010

Alertando as crianças sobre os doces de Cosme e Damião.

Que cornais ou bebais, ou façais qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus I Co 10.31 .

1- Introdução: No dia 27 de Setembro as nossas crianças e adolescentes enfrentam uma terrível tentação: Resistir aos sacos e sacolas de bombons, chocolates, pirulitos e pipocas doados por pessoas que pagam promessa· a Cosme e Damião. Mas afinal de contas, o que há de mal nestas guloseimas? É isto o que a criançada precisa sáber, para poder rejeitar tais oferendas.

2- Objetivos :

Nesta aula teremos os seguintes objetivos:

- Conscientizar os alunos de que não podemos comer doces de Cosme e Damião, pois são comidas oferecidas a ídolos.

- Apresentar bases bíblicas que fortaleçam nossa postura cristã.

- Mostrar a necessidade de resistirmos as tentações para agradar a Deus.

Recurso: Figuras que ilustrem a história e cartazes em forma de bombom para colar as figuras.

Alertando as crianças sobre os doces de Cosme e Daminhão

(Texto do suplemento infantil - Revista Evangelista de Crianças - Ano nº 09/06 APEC)

Figura 01 - Imagine só um pacotão de bombons e doces igual a este. Bombom de leite, morango, uva, e até de melão e café. Pirulito, bolinhas de amedoim e chocolates. Dá água na boca só de pensar, não é mesmo?
E se alguém colocasse um pacotão deste na sua frente e você tivesse que escolher entre· satisfazer a sua vontade, ou obedecer a vontade de Deus, o que você faria? Pegaria os bombons sem se importar se Deus se agradaria ou não da sua atitute ou não pegaria a sacolinha de bombons, pois é melhor agradar a Deus mais do que a você mesmo? Pois é, começe a pensar nisto enquanto conto uma história para vocês.

Figura 02- Vocês sabiam, que existe uma data, onde um grupo de pessoas, distribue muitos doces para as crianças? É que em 27 de setembro eles comemoram o dia de Cosme e Damião. Mas afinal de contas que dia é este, e quem são Cosme e Damião? Cosme e Damião eram gêmeos, nasceram na Arábia, seus pais eram crentes em Cristo e eles também se tornaram seguidores de Jesus.
Estes dois irmãos cresceram, e foram estudar medicina na Síria. Quando eles se tornaram médicos, passaram a tratar das pessoas e não cobravam nada pelo serviço, além disso aproveitavam para falar do amor de Deus para seus pacientes.

Figura 03 - Um imperador chamado Diocleciano, que não gostava dos cristãos ordenou que seu comandante chamado Lísias que torturasse os dois irmaõs. O comandante ordenou que Cosme e Damião se curvassem diante de uns ídolos (Imagens de escultura), mas eles sabiam que Deus não se agrada disto e não obedeceram ao comandante. A Bíblia diz em Exôdo 20.4-5 "Não farás para ti imagens de esculturas... Não te encurvarás diante delas ... " Sabe o que aconteceu crianças? Cosme e Damião foram mortos por não terem adorado aquelas imagens.

Figura 04- Mas o que acontece hoje? Depois que eles morreram as pessoas fizeram imagens deles e colocaram para serem adoradas e para que as pessoas façam pedidos e dediquem oferendas.
Aqueles bombons que eles distribuem para as crianças, primeiro oferecem aos ídolos (imagens de Cosme e Damião) que são chamados de espírito de criança. Fazem isto como pagamento por alguma promessa. Ou seja, eles pensam assim: Se o ídolo me conceder o que estou pedindo todo dia 27 de setembro vou distribuir bombons para as crianças como agradecimento pela graça recebida. Sabemos que mortos não escutam ninguém, só Deus pode nos abençoar de verdade. Então, quando aiguém vier lhe oferecer sacolinhas de bombons no dia 27 de setembro diga: muito obrigado , mas não posso receber.

Figura 05 - Será que Cosme e Damião aprovariam tudo isto? Com certeza que não, pois eles nunca aprovariam que fosse feitas imagens suas para serem adoradas pelas pessoas e jamais aceitariam oferendas dedicadas a eles. Mas infelizmente isto acontece em nossa cidade. As crianças crentes precisam estar atentas pois a Bíblia diz em I Coríntios 10.20 "Tudo aquilo que é oferecido aos ídolos é na verdade oferecido aos demônios e não a Deus. E NÃO quero que vocês tenham comunhão com os demônios" .
Assim não podemos comer nenhuma comida oferecida a ídolos. É muito difícil resistir a tentação de pegar um pacotão de doces, mas a Bíblia nos ensina em Tiago 4.7 "5ujeitaiivos a Deus, resisti ao diabo e ele fugirá de vós" Diga Não a vontade de pegar estes tipos de bombons e Jesus ficará muito feliz com você. De outra forma você ganhará bombons muito melhores, pois Deus recompensa a quem lhe obedece.











Guiados por uma estrela... Guiados por Jesus !






























Guiados por uma estrela ... Guiados por Jesus!

Adaptação do texto: 5 semanas de Natal da Revista Evangelista de Crianças Outubro/2005 -Publicação da APEC .


Recursos:

Saco para presente grande (TNT, Papel de presente ou cetim) Figuras coloridas ( se preferir pode plastífícar com fita durex larga) Fita larga para o laço.

Modo de fazer: Pinte as figuras e coloque dentro da embalagem de presente. Retire as figuras do presente a medida que for trabalhando a Lição.

A paz do Senhor crianças, hoje trouxe um presente para vocês. Está chegando o Natal e nesta época do ano as pessoas costumam trocar presentes. Porém o que eu trago nesta embalagem é um presente diferente que vai beneficiar a todos". Sabem qual é o presente? Uma linda história para vocês. prestem bastante atenção pois com certeza todos vocês vão gostar.

Vocês já ouviram contar, ou já leram na Bíblia sobre o nascimento de Jesus não é mesmo? Muito bem. Vamos reJembrar agora este emocionante acontecímento.

Fig 01 (Maria e José) Mariéi e José viveram há muito tempo numa cidade chamada NazarÉ1. Deus disse a Maria que ela ia ter um filho. Este filho seria enviado do céu, pois era o filho de Deus. Maria e .José tiveram que viajar para a cidade onde eles nasceram para ali participarem de uma contagem das pessoas. Esta contagem é chamada de censo. José e Maria se organizaram para irem a Sélem. É possível que no caminho ao verem as ovelhas lembraram da mensagem que Deus tinha dado mesmo antes deles nascerem. Está escrito na Bíblia no livro do profeta lsaías capítulo 53 versículo 6 " Todos nós, tal qual ovelhas, nos desviamos, cada um de nós se voltou para o seu próprio caminho"

Fig. 02 (Ovelha) Por que será que Deus nos compara a ovelhas? Porque algumas ovelhas quando estão no pasto se alimentando fogem dos seus pastores e vão a lugares perigosos. Algumas acabam se machucando e trazendo preocupações a quem cuida delas. A Bíblia diz que todos pecaram (Rm 3.23) e afastados estão de Deus. Nós seres humanos já nascemos com semente do pecado, portanto somos como ovelhas perdidas, não obedecemos ao que Deus diz e cometemos pecado. Mas o que é pecado? É tudo o que falamos, pensamos ou fazemos que não agrada a Deus. Deus que que obedeçamos a Ele e estejamos sempre perto dele pois nos ama muito.

Fig. 03 (Pastor) Quem cuida do rebanho de ovelhas? Isto mesmo 0 pastor. Deus quer ser como um pastor para n6s. 0 pastor cuida das ovelhas e as guia para onde ha alimento e agua fresca. Ainda as protege dos animais ferozes que tentam devora-las. Deus nos ama muito e deseja que sejamos suas oveihas para sempre. Quando Deus nos olhou viu que todos nós precisavamos de urn pastor, de alguem que nos guiasse para 0 caminho certo. E possivel que Jose e Maria tenham visto alguns pastores nos montes conduzindo suas ovelhas. Talvez eles tenharn pensado na promessa feita por Deus de enviar alguem para nos guiar ao caminho bom.

Fig. 04 (Manjedoura) Afinal, Maria e Jose chegaram a Belem. A cidade estava cheia de gente e eles tiveram dificuldade de encontrar hospedagem. Maria estava bastante cansada, imaginem uma mulher gravida de nove meses após uma longa viagem! Não encontrando hotel, José e Maria se acomodaram em um estábulo, onde havia muita palha. Naquela mesma noite Jesus nasceu, e seus pais a colocaram em uma pequena caixa onde os animais comiam, chamada manjedoura. Jesus era como todas as crianças, mas havia algo especial que só ele tinha: Ele era 0 filho de Deus. Mas por que sera que Deus enviou Jesus a este mundo? Porque somos como ovelhas que seguiam nosso próprio caminho. Deus enviou Jesus para ser nosso Pastor. Ele disse a Maria que Jesus seria nosso Salvador.

Fig. 05 (Anjo) Enquanto maria e José cuidavam do nene Jesus em Belém, algo muito especial estava acentecendo no campo. Havia pastores que vigiavam suas ovelhas, quando de repente uma luz brilhou ao redor deles e apareceu urn anjo. Os pastores ficaram com medo pois nunca tinham visto um anjo antes. Os anjos porem traziam uma excelente notícia para eles e disseram: "Hoje, na cidade de Davi, Ihes nasceu 0 Salvador, que é Cristo, 0 Senhor" (Lucas 2.11) Que alegria! Vários anjos começaram a cantar e as pastores ficaram muito felizes. Deus havia cumprido a sua promessa, Jesus seria 0 nosso pastor e nos guiaria a Deus. Os homens conheceriam 0 novo plano de Deus para salvar as pessoas.

Fig. 06 (Estreia) Quando Jesus nasceu, Deus também enviou um outro sinal, uma estrela no céu. Alguns homens sábios que haviam estudado as estrelas acreditavam que aquela estrela ia mostrar-lhes 0 caminho para chegar até um rei. Eles viajaram durante muito tempo, sempre guiados pela estrela. Chegaram então a Belém. A estrela parou bem em cima da casa onde Maria, José e Jesus estavam moranda! as sábios deram presentes para Jesus e 0 adomram. Deus usou uma estrela para mostrar aos sábios 0 caminho para 0 seu Filho, e hoje como Deus mostra as pessoas 0 carninho para Jesus?

Fig. 07 (Bíblia) Deus nos deu a Bíblia para nos ajudar a conhecer Jesus. Através da Palavra de Deus somos guiados para 0 caminho da vida que e Cristo. Na Bíblia encontramos nosso alimento espiritual, lendo a Bíblia e obedecendo seus ensinos seremos guiados para Deus todos os dias e não seremos como ovelhas perdidas. Atravé da Palavra de Deus aprendemos a fugir das coisas erradas e nos livramos dos inimigos. Neste Natal deixe Jesus guiar a sua vida. Gostaria de saber se há alguma criança aqui que ainda não tem a Jesus como seu Salvador. Você é pecador, mas Jesus morreu na cruz para apagar seu pecado. Mostre a figura 6 e ensine 0 versículo as crianças. Um dia Jesus voltará para buscar sua igreja e leva-la para uma linda cidade que está preparando no céu. Se você crê no Senher Jesus, terá a partir de hoje uma nova vida, uma vida guiada por Jesus!

Conclusão: Após 0 convite a criança não salva, apresente 0 calendário da HORA TRANQUILA diga para as crianças que elas terão um desafio durante 0 mês de Dezernbro. Deverão ler até a dia 25 um versículo somando um total de 25 versículos. Toda vez que lerem deverão pintar na folhinha o versículo que leu. Pense em um incentivo, ou brinde para as crianças que concluírem este desafio. Reforçe 0 ensino dizendo que assim como nasso corpo precisa de alimento para se manter forte, nosso espírito precisa da Palavra de Deus para se manter forte contra 0 pecado. Deseje a tados um Feliz Natal, dizendo que o verdadeiro Natal acontece quando deixamos Jesus nascer e morar em nosso Coração e GUIAR A NOSSA VIDA!

Esta atividade e chamada de Hora Tranquila, pois orienta a criança a ter seu devocional diário com Deus. Um momento do dia em que ela vai ficar sozinha, bem tranquila lendo a sua Biblia. Esta leitura diária despertara na criança 0 gosto pela Bíblia e a ensinara depender de Deus. Tire uma xerox para cada criança. As que não sabem ler peça ajuda as mãaes que poderão ler para 0 filho.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

PERDOANDO AOS OUTROS








PERDOANDO AOS OURTOS
(A HISTÓRIA DO CREDOR)

LEITURA BBLICA PARA O PROFESSOR: Mateus 18: 21-35 .

VERSO PARA DECORAR: "Antes sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros como também Deus em Cristo vos perdoou" - ( Efésios 4: 32 ).

MATERIAL ILUSTRATIVO: Além das figuras coloridas que acompanham a lição, o professor deve preparar as figuras para a aplicação, como se mostra na última cena: uma cruz, um quadrado com a palavra EU e um círculo com a palavra DEUS.

INTRODUÇÃO

Se seu amigo lhe fizer algum mal, e mais tarde lhe disser que esta triste por isso, você o perdoara? Suponha que muitas vezes lhe desagrade; como se sentira você em relação a ele? Quantas vezes acha que deveria perdoá-lo? Cinco vezes? dez vezes? vinte e cinco vezes?

LIÇÃO

Um dia, Pedro, um dos discípulos de Jesus, foi ter com Ele e perguntou-lhe:
- Quantas vezes devo perdoar a uma pessoa que peque contra mim? Sete vezes são suficientes?
Pedro não era muito paciente e, provavelmente, pensava que sete vezes era um numero suficiente para perdoar alguém que lhe houvesse ofendido. Mas o Senhor respondeu:
- Não te digo que até sete, mas setenta vezes sete!
Setenta vezes sete! Pedro ficou admirado. Sem duvida, ele ficou pensando se poderia mesmo perdoar a alguém tantas vezes. Por que o Senhor Jesus disse a Pedro que ele devia perdoar setenta vezes sete?
Vocês acham que Ele queria dizer que Pedro deveria contar o número de vezes que perdoaria a alguém? Não. Jesus queria dizer que Pedro e todos os seus discípulos tivessem sempre um espírito de perdão. Queria que eles perdoassem sempre aqueles que lhes haviam feito mal. Para a judar a Pedro e aos outros discípulos a melhor compreenderem o que queria dizer, contou-lhes uma historia.

Havia um grande rei, a quem os servos deviam dinheiro. Ele tomou nota cuidadosamente do quanto lhe deviam. Um dia resolveu que era tempo de recolher seu dinheiro. Ordenou aos servos que comparecessem perante ele.

Um dos servos lhe devia uma enorme quantia, mais dinheiro do que vocês e eu Jamais r sonharíamos possuir: cinco milhões de reais! O servo deve ter sentido medo ao comparecer perante o rei, pois havia gasto o dinheiro e não tinha possibilidade de devolve-lo. Compareceu perante o rei com as mãos vazias. O rei falou:
-Já que você não pode me pagar, ordenarei que seja vendido, com sua esposa, seus filhos e tudo quanto possui. Deste modo receberei parte do dinheiro que me deve. O servo estava quase fora de si. Não podia nem pensar em vender a esposa e os filhos. Eles lhe eram muito queridos. Na verdade, devia o dinheiro ao rei, mas não podia suportar ter de separar-se de sua família. Que poderia fazer? Caindo de joelhos perante o rei, suplicou:
-Majestade, seja paciente comigo, e tudo lhe pagarei.
A divida era tão grande que nunca poderia paga-la, mas estava desesperado e tinha vontade de prometer qualquer coisa, se tão somente não lhe fosse necessário vender a família.
Olhando para o servo prostrado aos seus pés pedindo misericórdia, o rei teve pena dele e disse:
-Perdoarei sua dívida, Não tem que me pagar mais nada.
Imaginem! O rei disse que ele não teria que pagar nada daquela grande divida de cinco milhões de reais! vocês podem imaginar o servo, talvez surpreso demais para poder falar, inclinando-se muito perante o rei, em sinal de gratidão por essa demonstração de bondade? Ele era o servo mais feliz ao deixar o palácio do rei!

Que novas maravilhosas tinha para levar para a casa, para sua família! Talvez cantasse ao correr para casa!

No caminho encontrou um dos seus vizinhos. Acontecia que aquele vizinho lhe devia um pouco de dinheiro, apenas algumas notas de dez reais.

O vizinho era muito pobre. Enquanto se aproximava do homem, o servo do rei, de repente, se lembrou do dinheiro e pensou: Aqui esta minha oportunidade.

-Dê-me o dinheiro que você me deve --exigiu, bruscamente.
O homem ficou quase louco.
--O dinheiro? ! Sinto muito, mas não posso paga-lo. Não tenho nada com que pagar. O servo do rei ficou muito zangado, agarrou o homem pela garganta e exclamou:
--Pague-me o que me deve!
--Seja generoso para comigo e lhe pagarei tudo quanto devo. -- implorou o pobre homem.
O servo não quis ouvir. Ordenou que o homem fosse lançado na cadeia.
Ali perto encontrava-se outros servos do rei, que sabiam que o rei acabara de perdoar aquele servo a divida enorme. Dificilmente acreditavam no que seus olhos viam. Pensar que alguém que acabara de ser perdoado de uma divida de cinco milhões de reais pudesse ser tão cruel para com aquele que lhe devia apenas uma pequena quantia de dinheiro! foram rapidamente ter com o rei e contaram-lhe o que havia acontecido.
Quando o rei ouviu o que o servo havia feito, ficou muito zangado.
--Você não acha que deveria ter tido pena do pobre homem? -- perguntou, quando o servo foi levado a sua presença. -- Perdoei-lhe toda a sua dívida, cinco milhões de reais, porque senti pena de você. E você exigiu que esse pobre homem lhe pagasse os poucos reais que lhe devia.
O servo baixou a cabeça de vergonha.
Então o rei ordenou que ele fosse posto na prisão ate que a dívida fosse paga.
Terminando a historia, Jesus disse:
--Assim, também meu Pai celestial, vos fará, se do intimo não perdoardes, cada um a seu irmão.

O Senhor Jesus contou essa historia para nos ensinar como perdoar. Vocês podem me dizer de quem o servo da nossa historia nos faz lembrar? (Aponte a figura do servo -- cena 5). Sim, o servo nos faz lembrar de nos: vocês e eu. (Retire o servo e coloque a palavra EU no quadro.)
Vocês sabiam que nós temos uma divida? E, como a do servo em nossa historia, nossa divida é muito, muito grande. E tão grande que não podemos paga-la nunca. Nossa dívida é a divida do pecado, e Deus tem um registro de todos os nossos pecados! Então, o grande rei nos faz lembrar de Deus, pois é contra Deus que nos pecamos. (Retire a figura do rei e coloque a palavra DEUS no quadro.

Deus não podia perdoar nossa divida de pecado. Ele é um Deus santo, e o pecado precisa ser pago. Essa divida não pode ser paga com dinheiro. Apenas um pagamento para divida do pecado. Este pagamento e a morte (Romanos 6:23).

Mas alguém fez esse pagamento! E nos não precisamos morrer! Quando o Senhor Jesus deu Sua vida no Calvário, Ele PAGOU NOSSA DIVIDA, TODA A NOSSA DIVIDA! (Coloque a figura de uma cruz entre EU e DEUS, como no esquema.)
Cristo pagou a condenação de morte que nós deveríamos ter pago. E nós ficamos LIVRES -- sob uma condição. Esta condição é que creiamos que Jesus morreu em nosso lugar e que o recebamos como nosso Salvador do pecado. Como fica fácil para nos. não é? Já que Jesus Pagou o preço por nós com o terrível sofrimento na cruz, nós recebemos essa salvação do pecado como um presente. Você já sabe como e que se recebe um presente de aniversario ou de Natal, não sabe? É só crer que o presente é para você e aceitá-lo. Pois bem, para ter a salvação é só crer, receber e agradecer a Jesus por nos salvar. Quando aceitamos a Jesus como nosso Salvador, Deus nos perdoa todos os pecados por causa do que o Senhor Jesus fez por nós.

Se você já recebeu Jesus como Salvador e é um crente nascido de novo, quererá ter o espírito de perdão para com aqueles que pecarem contra você. Não desejara ser como o servo do rei, que não queria perdoar ao pobre homem os poucos reais que lhe devia, depois de o rei lhe haver perdoado aquela enorme soma de dinheiro.
Deus, por amor de Jesus, perdoou a você todos os seus pecados, uma grande dívida que você nunca podia pagar. Assim, você deve estar disposto a perdoar aos outros as pequeninas maldades que fazem. Em comparação com o que Deus perdoou a você, elas são como os poucos reais que o pobre homem devia, comparados com os cinco milhões que o servo devia!
Devemos perdoar a todos os que nos desagradam. E lembrar-se de que Jesus ensinou que devemos perdoar sempre. Em nosso verso para decorar, Deus nos manda perdoar aos outros. Vamos dizé-lo juntos? (faça as crianças repetirem Efésios 4:32. )

APLICAÇÃO

"Quero ver se posso acertar em um daqueles passarinhos", pensava Alberto, apontando cuidadosamente para um dos pardais empoleirados no fio do telefone do quintal. Ele não notou que o fio estava muito perto da casa do Sr. Lima. De fato, estava muito perto de uma janela!
tentou uma vez, duas, três. falhou em todas as vezes. Então, com um forte giro, atirou uma vez mais. Pa!' Bem na janela da D. Wanda! Quebrou-a em milhares de pedaços.
D. Wanda Lima saiu correndo.

--Que foi, Alberto? Que aconteceu?-- Perguntou.

Alberto envergonhado, contou-lhe que estava tentando atirar em uns passarinhos que se achavam no fio do telefone e errou o alvo. Disse-lhe que estava muito triste.
Depois de fazer-lhe lembrar que atirar em pássaros não era uma coisa que se deve fazer, mesmo sendo apenas pardais, ela disse:
--Preciso telefonar para meu marido para trazer outro vidro para a janela.
-- Quanto vai custar? -- perguntou Alberto, franzindo a testa, com um olhar preocupado.
--Devo paga-lo, não devo?
--Deve -- replicou D. Wanda. -- Você realmente deve pagar. Imagino que vai custar uns cinco reais. -- Quanto!? Eu tenho apenas 50 centavos. Que farei?
D. Wanda teve pena de Alberto.
-- Bem -- disse ela -- eu sei que você não tinha a intenção de quebrar a janela, e você não tem o dinheiro. Vou dizer-lhe o que farei: eu o perdoarei e eu mesma pagarei o vidro. Alberto ficou satisfeitíssimo.
-- Oh! Muito obrigado, D. Wanda. Muito obrigado!
Bem na hora em que se dirigia para casa, Alberto ouviu alguma coisa estourar. Era seu balão de gás. Rute, sua irmãzinha, estivera brincando com ele.
-- Menina ruim -- ralhou com ela. -- Você estourou meu balão!
Rute abaixou a cabeça.
-- Não queria estourá-lo. Estava brincando com ele, e ele arrebentou. Sinto muito.
-- Senti, muito não conserta meu balão -- respondeu Alberto rudemente. E, então, com firmeza, disse: -- Você tem que paga-lo!
Rute perguntou timidamente:
-- Quanto vai custar? -- Dois reais. Dê-me agora mesmo!
-- Mas eu não tenho dois reais. Tenho apenas 50 centavos.
-- Então dê-me o que você tem agora, e pague o reto depois.
-- Não se esqueça dos 50 centavos que ainda me deve -- Alberto disse asperamente, em quanto pegava as moedas que Rute tirava do seu cofrezinho para contar. Ela deixou a sala em pranto.

D. Wanda estava no fundo do quintal, pendurando roupas. Ouviu Rute chorar:
-- Que aconteceu? -- perguntou.
Entre soluços, Rute começou a falar sem nexo:
-- Estourei o balão do Alberto... Eu não queria fazer isso. Mas ele está me fazendo paga-lo. Tomou todo meu dinheiro que eu tinha no cofre e ainda quer mais 50 centavos.
D. Wanda ficou muito aborrecida. Chamou Alberto para fora.
-- Alberto -- começou ela -- mudei de idéia a respeito da janela. Você vai ter que pagar o vidro. Não merece ser perdoado depois do modo pelo qual tratou sua irmãzinha.
Tem que fazer planos imediatamente para pagar-me os cinco reais.

Alberto compreendeu, mas era muito tarde, pelo menos desta vez. Na próxima vez que Rute o desagradou, ele se lembrou da estória da janela quebrada.

Alberto era um menino crente e não deveria ter agido desta maneira. Ia a Escola Dominical e ao Núcleo Bíblico e devia ter se lembrado do que Jesus disse na Bíblia a respeito de nos perdoar-nos uns aos outros. ~

Talvez, como Alberto, embora crentes, vocês tenham tido pensamentos maus a respeito de alguém que lhes causou dano. Talvez tenham procurado se vingar ou estejam procurando descobrir como fazê-lo. Mas hoje, depois de ouvir nossa historia bíblica, compreenderam que isso e muito desagradável para Jesus, lembrando que Ele nos disse para perdoar aos outros quando nos fizerem mal.

Enquanto todos nós inclinamos a cabeça e fechamos os olhos, agora mesmo, gostariam de dizer a Deus, de coração, que estão tristes e pedir-lhe para perdoar a vocês por não terem perdoado aos outros? Talvez aja aqui crianças que não receberam ainda a Jesus como Salvador. Em nossa lição aprendemos como Jesus pagou nossa divida do pecado, e agora você quer recebê-lo e ao Seu perdão? Se você ainda não recebeu a Jesus como seu Salvador, mas quer recebê-lo hoje, fique aqui para falar comigo agora depois que os outros saírem. Hoje mesmo você pode receber a Jesus e ser salvo.